XEQUE-MATE! Estratégia em negócios

Neste artigo vamos abordar um tema interessante no mundo dos negócios. A “estratégia em negócios”. Prepare-se para entrar em um jogo de vida ou morte. Cada pensamento, cada decisão dentro de um plano estratégico irão definir o vencedor final. Se você é um empreendedor ou almeja ser, eu preciso lhe perguntar: Você está disposto a entrar na guerra?

Se não está, é melhor ler outro artigo aqui no blog. Talvez um mais motivacional, de auto ajuda. Agora se sua resposta é sim, prepare-se! Neste artigo, você entrará em um campo minado, onde cada palavra deve ser digerida e analisada, para que na vida real, seus negócios não venha a sofrer um XEQUE-MATE!

A palavra estratégia, originária do grego antigo (stratègós), significa “a arte do general”. Isso nos faz lembrar um campo de batalha. O general em seus aposentos deve contemplar um plano estratégico de ataque. Planejar é fundamental para a vitória. Reduz as incertezas. Não deixa o trem sair dos trilhos. Em uma guerra, planejar ou não planejar pode significar a sobrevivência ou a morte. O diagnóstico de uma situação nos faz enxergar que metas e objetivos devemos perseguir. O sucesso no mundo dos negócios depende fundamentalmente de um plano administrativo. Saber a hora de atacar e recuar. Conhecer seu “inimigo” (concorrente), suas armas e seu exército. Preparar campanhas comerciais e melhorar a qualidade de seu produto. Acima de tudo, conhecer-se é básico. Conheça suas forças, seus limites e sua capacidade de se manter no mercado. Conhecer a si mesmo é primordial para sua sabedoria, experiência e talento. Isso com certeza irar gerar um maior rendimento. Desta forma, precisamos estar consciente do que nos levam à tomada de decisões.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” Sun Tzu

Muitos empreendedores fracassam em seus negócios em virtude da falta de um planejamento eficiente.

Adoro jogar xadrez! Meus filhos jogam xadrez. Ele aguça meus instintos estratégicos. Isso me faz lembrar um campeonato entre Alexei Fedorov contra o brilhante jogador Kasparov. Depois de 5 meses de duelo, 48 partidas e milhares de horas de jogo sem chegar ao vencedor final, tiveram que encerrar o campeonato. Mas uma das partidas me chamou a atenção. Alexei resolveu iniciar a batalha no tabuleiro se lançando ferozmente com todas suas forças contra o rei de seu adversário. Parece-me que neste momento lhe faltou um pouco de lucidez. Kasparov por sua vez, manteve a calma e pelas laterais do tabuleiro alcançou a vitória. O que faltou a Alexei foi calcular suas condições da situação. Analisar o ambiente e procurar a melhor forma de guerrear. Decidiu que queria atravessar o rio e se lançou na água lutando contra a correnteza, ao invés de procurar uma ponte que o pudesse levar ao outro lado. A vitória!

A guerra no mundo dos negócios é algo muito parecido com uma partida de xadrez. Você tem várias peças com valores potenciais diferentes. Em uma empresa, como já havia falado em outro artigo (Degraus do Sucesso), você precisa se preocupar com peças, ou itens, fundamentais na administração de qualquer negócio. Cada um deles tem sua importância e força. Somados em um plano estratégico, eles são um força incrível que aos poucos destrói todo obstáculo de concorrência.

A estratégia nos leva a se destacar entre a multidão. Você está no mesmo nicho de mercado de milhares de concorrentes, fala das mesmas coisas e talvez até ofereça o mesmo produto, mas você é único e isso faz a diferença. Sua criatividade. Seu talento de encontrar saídas. Saber enxergar o ouro no meio da areia. Aprender novas formas e maneiras de deixar acesa a chama do seu negócio é nato de um autêntico empreendedor.

Tenho aprendido muito sobre estratégia com um amigo, Bruno Simomura, que administra um blog – Metablog – onde é um celeiro de orientações para os demais blogs na internet. Mas o que mais me admira no Bruno é sua capacidade estratégica de manter uma postagem diária em seu blog. Atualmente acredito que seu blog conta com aproximadamente 1.000 artigos publicados e para muitos outros “blogueiros”, talvez há muito tempo já lhes faltasse assunto para publicar, mas ele faz continuamente sua jornada diária de postagem. Como isso é possível? Através da estratégia. Inteligentemente ele faz nascer artigos em solos áridos, e principalmente usa a técnica do “é dando que se recebe”. Fantástico!

Conheço empresários que estão falidos por não serem abertos à mudanças. Por não experimentarem novas tecnologias. Acho impressionante como alguns empresários se tornam vegetativos e não acompanham o que o mundo está vivenciando. Meu finado pai foi um homem de negócios. Industrial e empresário durante anos de sua vida. Construiu um belíssimo patrimônio. Para mim ele é uma referência. Mas um dia meu querido pai resolveu entrar no mercado de imóveis e construiu casas para alugar. Fiquei impressionado quando um dia entrei em seu quarto e ele estava à “datilografar”, é essa palavra mesmo, não se assuste, datilografando os contratos de seus inquilinos em uma antiga máquina de datilografia que ele mantinha desde a época de seu início de carreira. Tivemos que ensiná-lo como realizar esta tarefa em um computador.

Caro(a) amigo(a) empreendedor(a). Sinta-se vitorioso(a)! Deus lhe deu o talento para gerir seus negócios. Agora sabiamente use-os. Engula a presunção e o orgulho e entenda que quanto mais aprendemos mais longe estamos da perfeição e sempre há algo a mais a aprender. Não deixe que seus negócios sejam para você um fardo triste a carregar, mas um divertido jogo de xadrez entre amigos. Cresça com seus erros e conheça-se melhor. Termine a leitura deste artigo e pegue uma folha de papel e uma caneta. Reveja todo o plano estratégico de seu negócio. Analise se cada meta está dentro do prazo certo. Busque alternativas novas de empreender. Capacite-se. Levante-se e aja agora! Depois de tudo isso, convido-lhe a retornar aqui ao blog e ler outros artigos que compõem a linha de pensamento deste post. Abaixo recomendo a leitura de alguns:

 > Ideias otimistas, negócios de sucesso!

> Equilíbrio Vida x Trabalho

> Faça a Diferença!

> Como está seu Tempo?

> Qual a sua Profissão?

Também recomendo a você que quer utilizar-se da estratégia como processo de sucesso em sua vida financeira, profissional, familiar e pessoal, a leitura do livro “A arte da guerra” de Sun Tzu.

Enfim, convido-lhe a partilhar comigo e os leitores deste blog suas opiniões. Faça isso deixando abaixo seu comentário sobre este artigo. Sua opinião é muito importante para nosso crescimento.

.

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

4 Comments

  1. Marcelo,

    Sem dúvidas um excelente conteúdo, gostei muito da analogia com o Xadrez e também do embasamento que criou no artigo sobre os Degraus do Sucesso. Agradeço também pela citação ao trabalho no Metablog, e você é um grande parceiro em toda essa história.

    Ah sim… recomendo fortemente também o livro da Arte da Guerra, que já li, e garanto que grande parte da minha mentalidade atual foi por conta dessa magnífica leitura.

    Abraços Marcelo e continue esse trabalho que vem criando, com qualidade classe A.

    Post a Reply
    • Obrigado Bruno,

      Para mim sempre é uma honra tê-lo como visitante e comentador no meu blog. Lhe considero como um referencial na internet. Sua estratégia de trabalho vem construindo ao longo do tempo o seu legado.
      Realmente o livro a arte da guerra é muito bom para quem deseja desenvolver técnicas de estratégia.

      Post a Reply
  2. Marcelo,

    Achei de muita boa qualidade o conteúdo do seu artigo e como você disse: a estratégia é o que faz a diferença.

    Post a Reply
    • Obrigado Carmem,

      Realmente um plano estratégico é fundamental no mundo dos negócios.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Administrando um Negócio
Degraus do Sucesso!

Fechar