Ideias otimistas, negócios de sucesso!

negócios de sucesso

Otimismo

.

Negócios de Sucesso!

Quem é você? Um otimista ou um pessimista? A grande verdade é que todos nós temos estes dois sentimentos guardados em nosso íntimo. Ninguém é totalmente otimista e nem totalmente pessimista. O que acontece é que em um determinado momento de nossas vidas, e isso poderá ser em qualquer fase, talvez até na infância, resolvemos encarar a vida e suas situações de modo diferente. Alguém poderá resolver enxergar a vida como se todas as coisas fossem possíveis e outro irá decidir que sua vida é um fardo e que está destinado a tudo dar errado.

Para alguém que planeja ser um investidor ou empreendedor de sucesso, não dá para encarar esta empreitada coberto de pessimismo. É claro, como falei acima, todos nós temos os dois sentimentos guardados em nosso interior, porém, para quem quer viver de negócios, administrar uma empresa, desenvolver investimentos e diria até no âmbito pessoal e familiar, fazer uma boa administração do seu casamento e família, deverá deixar sobressair o otimismo como força impulsionadora para a realização de projetos e objetivos.

O mundo dos negócios está sempre a nos convidar a dar passos no escuro! São oportunidades que batem a porta e muitas vezes exige do empreendedor uma tomada de decisão radical, corajosa e por vezes até absurda para muitos. Homens de sucesso pularam do abismo acreditando que seus projetos lhe dariam asas para alcançar grandes voos e muitos realmente alcançaram, outros caíram e corrigiram fraquezas em seu projeto inicial, voltando a pular e conseguindo seu objetivo. Ainda há aqueles que precisaram de várias quedas para aprender a voar. Um desses grandes homens que me inspiro é Thomas Edison. Teve uma infância difícil, vendia jornais, sanduíches, doces e frutas em trens e nas horas vagas dedicava-se ao estudo da ciência. Em seu laboratório improvisado, alimentava uma atitude visionária e otimista. Foi persistente diante das adversidades da época que não eram poucas e no final registrou 2.332 patentes, criações suas, frutos de uma mente empreendedora, equilibrada e otimista. Entre muitos dos seus inventos, o que mais me chama a atenção é a lâmpada elétrica incandescente. Outros já haviam tentado fazê-la, mas foi Edison que depois de muito investimento e incansáveis tentativas (onde talvez os menos otimistas já tivessem desistido), consegui enfim descobrir o filamento ideal que conseguisse se encandecer sem derreter. É bom lembrar que na época não existia qualquer rede elétrica implantada e este era um novo desafio para Edison, pois se a lâmpada desse certo, teria que gerar a energia para alimentá-la.

Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para a vitória é tentar mais uma vez. Thomas teve cerca de 10.000 tentativas falhas para inventar a lâmpada e cada vez que falhava dizia para si: “Essa é mais uma maneira de não inventar a lâmpada”. Uva vez, alguém perguntou o que ele achava de tantos fracassos e ele respondeu: “Não fracassei nenhuma vez. Consegui inventar a lâmpada. Acontece que a inventei em um processo de 10.000 passos”.

Outro fantástico exemplo é de Jonas Salk que descobriu a vacina contra a poliomielite. Um repórter lhe perguntou: Depois de ter conseguido esta façanha extraordinária, como o senhor encara seus 200 fracasso anteriores? Sua resposta foi: Nunca tive 200 fracassos. Eles serviram de experiência para que eu pudesse aprender mais. Na verdade, acabo de realizar minha 201ª descoberta. Ela não teria sido possível se eu não tivesse aprendido com as 200 experiências anteriores.

Muitas pessoas que iniciam um projeto, um negócio próprio, se deparam com dificuldades que lhe desafiam a inteligência e perseverança. Segundo estatísticas do Sebrae, mais de 70% das micros e pequenas empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. É claro que o sucesso de um negócio não depende somente de otimismo. O controle financeiro, o planejamento, a publicidade, e muitos outros fatores influenciam neste processo. Mas como disse, o otimismo impulsiona o “querer fazer acontecer” e diante das adversidades e aparentes fracassos, ele é a vacina para restaurar as forças e recomeçar o projeto.

Agora atenção a algo muito importante: O otimismo é uma terra fértil para fazer brotar muitas realizações, mas necessita sair de nosso interior e se transformar em atitudes concretas. O “velho” Thomas Edison dizia: “O sucesso consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração.” Ficar somente sonhando otimistamente não leva a nada. Sim, o otimismo é uma chama acesa dentro de nós, mas para manter essa chama em combustão são necessárias ações planejadas e concretas que transformarão todo este otimismo em resultados produtivos. Senão ele não passará apenas de bons sentimentos.

Eu acredito que ser pessimista não é bom para os negócios. Também só ser otimista e não prático, não resulta em nada. O realismo é o equilíbrio entre essas forças e ele faz acontecer o objetivo.

O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas” (William George).

Não tenha medo de arriscar em sua vida. Veja uma oportunidade em cada dificuldade e não uma dificuldade em cada oportunidade. Planeje-se, organize-se, prepare-se, encha-se de otimismo e largue em primeiro lugar na corrida para o sucesso em qualquer área da sua vida.

O que você acha sobre o otimismo nos negócios? Deixe sua opinião nos comentários!

..

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

5 Comments

  1. Olá Marcelo,

    Muito legal o artigo, gostei muito da associação da idéia de não desistir e estar motivado com a criação da lâmpada, e isso funciona diretamente na gestão de um negócio e eventualmente na criação de um blog. Parabéns pelo artigo!

    Post a Reply
    • Obrigado Bruno,

      seus comentários são sempre motivadores. Sucesso sempre ao metablog!

      Post a Reply
  2. Olá Marcelo,

    Todo projeto sempre encontrará riscos de fracassar, o mundo dos negócios exige persistência, desistir não pode estar na ordem do dia. Ainda que estejamos rodeados de pessoas ansiosas em ver nossa derrocada, é preciso encarar os desafios e dizer para si mesmo: “eu consigo!”

    Parabéns pelo texto.

    Abraços

    Post a Reply
    • Concordo com você Antonio.

      Um dia alguém me disse que a essência da palavra otimismo significa “Deus dentro de mim”. Desistir é para os fracos. É melhor morrer tentando do que nunca ter arriscado. Obrigado pelo comentário!

      Post a Reply
  3. O otimismo é uma ferramenta que mantém vc de pé.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Auto Ajuda
Equilíbrio Profissional! Vida e Trabalho
Fechar