Como está seu tempo?

como está seu tempo

Você tem Tempo?

Como está seu tempo?

Quantas horas tem o seu dia? 24 horas? Será? Parece que as vezes o dia passa tão rápido que é como se não tivesse realmente as 24 horas. Mas por isso acontece? A resposta está no planejamento. É claro que imprevistos acontecem e terminam por desorganizar nosso horário. Um engarrafamento, uma chuva inesperada, um pneu furado, a reunião que terminou mais tarde, o cliente que chegou fora de hora, enfim, muitas coisas podem contribuir para nos atrasar,

mas na maioria das vezes, a causa de nossa falta de tempo está em um mau ou até nenhum planejamento de horários no nosso dia a dia.

Precisamos ter em mente que o tempo é um dos bens mais preciosos que nós temos. É algo que você pode dar, compartilhar ou perder, mas nunca recuperar. O tempo que passou não volta mais e quando nos damos conta, perdemos tempo com tantas coisas e muitas vezes não valorizamos o que é essencial em nossas vidas, como a família, os filhos, o casamento e a saúde.

Vamos então falar um pouco como podemos planejar nosso tempo de forma eficaz e tirar dele o máximo de produtividade.

Comece organizando um agendamento semanal dos seus compromissos. Não coloque apenas compromissos relacionados ao seu trabalho, mas tudo o que você precisa fazer a cada dia. É claro que há tarefas fixas com horários estabelecidos para todos os dias e há compromissos aleatórios que devem ser programados no seu tempo. O importante é que ao levantar pela manhã, você tenha uma visão clara de tudo o que vai fazer durante o dia, visão esta, não só na mente, mas na agenda, pois se deixar a mercê da memória ou ao acaso, certamente algo será esquecido e seu tempo será sempre pouco para fazer tudo.

Siga a risca o que você programou para o dia. Não costume quebrar seu planejamento. Procure ser fiel e atento aos horários pré-estabelecidos. Se possível, use seu celular como agenda eletrônica programando avisos sonoros de todos os compromissos.

Outra dica importante é o agrupamento de atividades. Dependendo das atividades programadas para o dia, você poderá realizar duas ou três ao mesmo tempo, ganhando tempo com mais produtividade. Por exemplo. Você pode deixar seu carro para lavar num posto próximo enquanto vai a uma consulta médica e enquanto espera sua vez de entrar no consultório, organiza sua lista de compras do supermercado. São três atividades acontecendo ao mesmo tempo sem que haja stress ou desgaste físico. Isso é ganho de tempo.

Programe seus compromissos com hora de início e término. Habitue-se a não só se preocupar com o começo das coisas, mas também com o tempo de terminar, pois um compromisso depende do outro e se você atrasa, poderá acontecer o efeito cascata. Um compromisso atrasa o outro. Quando isso acontece, nada mais é realizado com qualidade e acabamos por negligenciar nossa produtividade.

Inclua no seu planejamento o lazer, o descanso e o tempo com a família. Com um bom planejamento você terá tempo para o mais importante na sua vida, sem contar que o lazer e o descanso lhe regenera para a jornada do outro dia.

Cuide de cada minuto do seu dia. Os minutos são mais importantes que as horas. Muito descontrole de tempo é causado por querermos arredondar os minutos. Jamais termine uma atividade no mesmo horário de início de outra. Você precisa de pequenos intervalos para se reprogramar. Isso acontecerá o tempo todo e o dia inteiro.

A distribuição ideal das nossas horas deveria ser: 70% com atividade importantes; 25% com tarefas urgentes; 5% com bobagens.

A administração do tempo é, talvez, a habilidade mais importante que um administrador necessita adquirir. A administração do tempo começa com a consciência intensificada de quanto tempo temos disponíveis agora e como utilizá-lo

Enfim, um bom planejamento trará melhor rendimento e consequentemente melhor retorno financeiro.

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”. 
Albert Einstein

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante.

.

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

2 Comments

  1. Oi Marcelo,

    Gostei muito da abordagem, ainda mais porque você cita a importância do gerenciamento do tempo aliado com aquilo que é essencial, como no caso da família, lazer e outras atividades, porque isso acaba por ferir no nosso ego/bem-estar, que futuramente agirá positivamente junto da produtividade.

    Abraços!

    Post a Reply
    • Obrigado Bruno,

      Como sempre, você alcança a essência da coisa. Concordo plenamente com você.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Auto Ajuda
Criar metas, alcançar objetivos
Fechar