Vantagens e desvantagens de uma empresa

vantagens e desvantagens de uma empresa

Vantagens e desvantagens de uma empresa!

Ser empresário é o sonho de muita gente e realmente é muito bom, mas tem suas vantagens e suas desvantagens. Neste artigo pretendo abordar este tema baseado em minha experiência como empresário. Vamos então começar.

Primeiramente defina se você quer abrir um negócio registrado formal ou atuar na informalidade.

Para lhe ajudar a responder essa pergunta, que não é fácil, você deve analisar sua real intenção como empreendedor. Analise o que deseja alcançar com seu investimento. Você, neste negócio que pretende abrir ou já estar em andamento, almeja alcançar um crescimento e fazer deste pequeno negócio hoje, um grande negócio amanhã? Ou seu interesse neste negócio é basicamente para sua subsistência, sem maiores pretensões? Diante desta resposta defina o que é melhor para você hoje, isto não significa que depois você não possa mudar de ideia, certo?

Ao meu ver, as principais vantagens e desvantagens de se ter um negócio próprio são:

VANTAGENS

– Você é seu patrão. Ninguém está pegando no seu pé.

– Quem faz sua rotina de trabalho é você. Seu horário pode ser flexível.

– Seu salário é sem limites. Depende do sucesso de sua empresa. Você não fica preso a um salário único fixo tendo a possibilidade de aumento a cada mês.

– Desafios constantes e oportunidade de aprendizado.

– Seu negócio pode ser transferido de pai para filho e isso é uma boa herança para nossos filhos.

– Um bom negócio próprio pode ser vendido, então você tem um investimento que a qualquer hora poderá ser comercializado e engordar sua conta bancária.

– Quem tem negócio próprio consegue melhores linhas de crédito e investimentos nas instituições bancárias e em outros segmentos.

– Um bom negócio em andamento poderá ser o apoio para alavancar um outro novo negócio.

 

DESVANTAGENS

– Burocracia. Vá se acostumando com a burocracia. Ela começa desde o registro da empresa e não termina mais.

– Carga tributária. No Brasil a carga tributária é muito alta. As empresas precisam pagar impostos e contribuições, as vezes mensais e outros anuais.

– Encargos sociais. Quem contrata empregados terá despesas sobre a folha de pagamento.

– Despesas de manutenção. Gastos operacionais e administrativos para manter a empresa.

– Possíveis conflitos com funcionários, cliente e fornecedores.

– Na maioria dos casos, exige bastante tempo de trabalho do empreendedor para administrar o negócio.

– Em relação a um emprego fixo, no negócio próprio você terá mais stress, responsabilidades e preocupações.

 

Pesando na balança entre emprego fixo e negócio próprio eu particularmente prefiro ter um negócio próprio, pois apesar dos pesares, me dará mais condições de crescimento financeiro e aquisição patrimonial.

Agora você precisa saber como administrar seu negócio. Que assuntos são relevantes na condução de sua empresa. Sobre isso, escrevi em outro artigo aqui no blog e convido você a ler, pois é fundamental para quem estar interessado em abrir ou desenvolver sua empresa.

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

22 Comments

  1. Boa noite.
    Suas explicações para mim foram fundamentais pois estou fazendo uma analise que negocio abrir.

    Post a Reply
    • Que bom Delma,

      Espero que você encontre o negócio certo que se adapte ao seu perfil.

      Obrigado pela sua visita e comentário!

      Post a Reply
  2. Suas definições de vantagens e desvantagens é muito interessante, estou querendo abrir uma lan house mais não sei se esse empreendimento compensaria ser registrado formalmente, estou fazendo muitas pesquisas antes de tomar alguma decisão pois estou com muitas dúvidas, tenho medo de me prejudicar futuramente.
    Vou continuar lendo seus artigos pois gostei da sua linguagem de facil entendimento.

    Post a Reply
    • Olha Viviane,

      Considero o negócio de Lan House bom até certo ponto. Primeiramente você teria que fazer um investimento inicial bem considerável. Precisa levar em consideração que o acesso a internet hoje em dia já não é como a alguns anos atrás, ou seja, hoje existem bem mais pessoas acessando de suas próprias casas. Mas o que mais me incomoda neste segmento é a manutenção de máquinas. Disso posso falar com propriedade, pois já fui dono de uma assistência técnica de informática e tive total condições de montar um lan para mim na época, mas nunca tive interesse, visto que as máquinas são muito frágeis e sempre estão dando problemas. Então se você somar os custos de investimento, manutenção, energia, impostos, funcionários e outros mais, pesando na balança, será que hoje compensa? Talvez por outros serviços que você venha a oferecer, como xerox, impressão e outros, mas o acesso a internet propriamente dito, não sei.

      Não estou querendo te jogar um balde de água fria não, só estou compartilhando com você uma experiência e opinião pessoal, certo?

      Desejo-lhe sucesso!

      Post a Reply
  3. Parabéns pela sua iniciativa em compartilhar sua experiência, ela me abriu uma visão maior para definir o meu futuro. Sou formada na área ambiental e tenho muita prática com licenciamento, e já faz parte dos meus planos abrir minha consultoria. Porém, o que sempre trava a mente do ser humano é a “segurança”, pois não terei um salário fixo e benefícios para garantir que tudo estará no controle enquanto não começar a aparecer os lucros. Mas mexeu muito comigo a questão do patrimônio e construir algo agora que será a herança dos meus filhos no futuro. Isso com certeza é combustível suficiente para sacrificar agora algumas coisas para ver estabilidade deles amanhã. Sucesso com a sua empresa e obrigada!!

    Post a Reply
    • Excelente Taíssa,

      Fico profundamente grato em saber que meus artigos contribuem para orientação ou até inspiração para algum objetivo de vida.

      Desejo-lhe todo sucesso em sua vida e em seus empreendimentos.

      Obrigado pela sua visita!

      Post a Reply
  4. você não falou sobre a dica de negocio na informalidade,que e aonde me interessa, não pagar impostos,taxas municipais,encargos trabalhistas etc…………..e um risco de não crescimento no setor,sei mas se tiver alguma dica aceitarei.

    Post a Reply
  5. Olá..
    Bem, hoje estou com uma proposta do meu irmão de abrirmos uma empresa em sociedade. Empresa no ramos de transporte e locações de máquinas. Eu quero muito, hoje ele trabalha com isso e ele me pediua ajuda pra entrar em sociedde com ele. Ele já tem a empresa aberta em andamento até… O que vc acha?

    Post a Reply
  6. meu sonho e montar uma confcçao de camisas (em malha e gola apolo,enfim camisas masculinas )ja faz 5 anos que venho sonhando com isso ,por falta de dinheiro e informaçao ate hoje nao consegui ,tenho conhecimento no assunto sou costureira a 20 anos ,sei que nao seria mal negocio ,o que me impede e a falta de dinheiro e o medo de fazer divida.achei voce por acaso se nao for pedir demais me de uma luz .desde ja agradeço…

    Post a Reply
  7. gostei bastante to montando um lava rápido e pretendo registrar como empresa e assim ter funcionários registrados sempre procuro saber mais a respeito desse negócio e parabenizo os sr pelas dicas de vantagens e desvantagens que vou ter.
    obrigado!

    Post a Reply
  8. Primeiramente parabéns pelo blog,
    pretendo abrir um negócio no ramo de fabricação de carimbos,desejo saber o que acha deste tipo de negócio ?e qual o lucro estimado?somente com fabricação de carimbos meu negócio é sustentável?

    Post a Reply
  9. Muito bom ler o que vc escreve. Gosto de aprender, mas estou com dificuldade de encontrar as informações que preciso. Já pesquisei em vários sites, inclusive SEBRAE. Acredito que devo procurar um escritório de contabilidade, talvez meu assunto é mais peculiar. Mas, não custa comentar…quem sabe. Temos um caminhão, carreta e estamos com dificuldades para carregar como autônomo o que nos leva a registrar firma, ter CNPJ. No entanto, não encontro informações tipo quantas placas são necessárias, se devemos abrir com outro amigo (sócio), com duas placas não sai carta frete? São assuntos que se falam entre os autônomos, mas ninguém sabe ao certo…enfim, se tiver algum conhecimento ou indicação de site…

    Post a Reply
  10. PARABÉNS PELA INICIATIVA, GOSTEI BASTANTE DE SEU ARTIGO, ESTOU MONTANDO UMA PEQUENA ESTAMPARIA PARA VENDER PELA INTERNET PRODUTOS PERSONALIZADOS. GOSTARIA DE SUA OPINIÃO. ABRIGADO E UMA BOA TARDE.

    Post a Reply
    • Obrigado Bira,

      Continue sempre visitando os site.

      Te desejo sucesso em seus negócios!

      Post a Reply
  11. Olá,

    gostei bastante do seu post, é bem esclarecedor,
    pretendo abrir firma, pois vou quero montar uma loja para mim,
    no começo vai ser bem pesado, mais um tijolo de cada vez certo,
    apesar de todas as desvantagens, não vejo algo maior
    que diz que pode não dar certo, então porque não né?

    Parabéns pelo seu blog,
    Bruna

    Post a Reply
  12. tenho uma empresa desde 2005, e esta rasoavelmente bem, mas desde entao vivo na informalidade, tenho 5 funcionarios e ninguem trabalha de carteira assinada, todos ganham bem. mas no geral nao estou bem com a situaçao, quero cresce e nao estou conseguindo, quero legalizar minha empresa mas tenho medo de nao da conta da carga tributaria..tenho funcionarios me pedindo para assinar a carteira…hoje estou precisando de socorro, pois nao sei mas fazer minha empresa crescer, estou precisando de uma consultoria que nao seja cara.

    Post a Reply
  13. Olà boa noite!Tô querendo abrir uma loja de roupas e estou muito preocupada,caso nao dar certo,e quero fazer tdo como cnpj,abrir uma empresa mas as dicas são otimass gostei muito!!!!!

    Post a Reply
  14. Boa noite.adorei suas explicaçoes.meu pai trabalha com uma granja,fornecendo frango abatidos.estamos pensando em legalizar o nosso negocio,mas com certeza,gostaria de obter seu ponto de vista a respeito desse ramo.obg

    Post a Reply
  15. montei uma empreza de construcao,agora estou com muito medo dos gasto me da uma espricacao nesse sentido.

    Post a Reply
  16. Bom Dia!
    Tenho uma lan house gostaria de trocar de ramo, estou pensando em fazer um curso de mecânica de motos abrir uma oficina.
    Gostaria de saber de voçê.
    Muito Obrigado…..

    Post a Reply
  17. Olá,boa tarde!!
    Estou pensando em abrir uma fábrica de chinelos. O que você poderia de me dizer em relação a este negócio. Vi que você já escreveu um livro sobre este ramo. Desde já agradeço à atenção;

    Post a Reply
  18. Olá, Boa Noite!!!Estou pensando em abrir uma empresa de poliguindaste, e gostaria , se possível mais informações,sobre documentação, e toda informação relevante a este mercado.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *