Dívidas? Você tem? Como sair delas?

dívidas

Você tem dívidas?

E aí, você está no vermelho? De repente suas dívidas se tornaram maiores que sua receita? Calma! Se você está no sufoco e quer voltar a respirar financeiramente, a primeira coisa a se fazer é ter calma. Tudo tem uma solução. Vou lhe apresentar neste artigo dicas que poderão lhe ser útil para dar a volta por cima e recuperar o controle das suas finanças. Lembre-se! Este artigo foi escrito para quem precisa de dinheiro e organização financeira. É você? Se for, sugiro que leia todo o artigo até o fim e depois tome decisões acertadas sobre suavida. Vale a pena afirmar que vou lhes dar apenas sugestões e que o resultado de suas decisões é de sua inteira responsabilidade. Está pronto para começar? Então vamos lá!

Por que nos endividamos? A resposta é: porque temos necessidades e somos atraídos a viver um modelo de vida baseado nos padrões da sociedade. Por exemplo. Todo mundo quer ter sua casa própria, seu carro, comprar roupas, fazer viagens, ter os últimos lançamentos de eletrodomésticos e eletrônicos, fazer cursos, sair com os amigos, se alimentar bem, a lista não para por aqui, vai longe. Mas o que tem de errado nisso? Absolutamente nada. É natural desejarmos essas coisas e é muito bom tê-las. O problema está no seguinte: de que maneira vamos conseguir isso. Na ânsia de possuir esse padrão de vida, muitas pessoas são levadas pela propaganda de marketing comercial que diz, compre agora, faça agora, corra – é só hoje, você não pode perder, este imediatismo tem levado muitos ao endividamento, mas ainda não é a principal causa. Então qual é a principal causa do seu endividamento?

Resposta: Você está ultrapassando seu limite de receita x consumo! E você diz: ah, mas é só isso? Disso eu já sabia. Se já sabia então por que não tomou o controle da sua vida e agora está endividado? Desculpe-me a franqueza, mas você negligenciou certos pontos necessários à sua administração financeira. A ideia deste artigo não é falar como administrar suas finanças, sobre isso eu falo em outro artigo – “Não deixe seu dinheiro escapar” – mas quero falar aqui somente como você pode se livrar de suas dívidas. Então acompanhe agora.

 

Passos a considerar para sair do vermelho

– Verifique se você se encontra na seguinte situação: usa o cartão de crédito para pagar outras dívidas, usa o cheque especial para cobrir despesas em casa, faz um empréstimo para cobrir outro. Se sim, pare agora! Você só está acumulando mais dívidas por causa dos juros exorbitantes que são cobrados nesses sistemas. “Não adianta descobrir um santo para cobrir outro”. Observe que na maioria das vezes que você se utilizou desses meios, assim fez porque estava desesperado e não encontrava outra solução, não é isso?

– O empréstimo só deveria ser feito no caso de se trocar uma dívida maior por uma menor. Quitando uma e adquirindo outra no empréstimo, mas com juros mais baixos. Outra situação em que o empréstimo é bem vindo, é quando o faço para fins de investimentos que vão me gerar retorno financeiro.

Catão de crédito é bom até quando eu posso pagar o total da fatura todo mês. Se não estou mais conseguido pagar o total, mas somente uma parte, é melhor parar e negociar com a operadora do seu cartão, senão todo mês você vai pagar o que ficou restante + os juros, e com isso já vai dar quase o mesmo valor da fatura do mês passado. E isso se você não fizer mais gastos no cartão neste mês. Ligue para a operadora e peça para fazer um parcelamento da sua dívida. A parcela deve caber dentro do seu orçamento, senão vai piorar as coisas. E depois, tranque a “sete chaves o seu cartão”. Só volte a usá-lo depois de quitar toda sua dívida com ele.

– Você jamais deve usar o cheque especial. Ele somente deve ser usado de forma muito inteligente. Em uma situação de endividamento, não o use para que não venha a piorar a situação.

– Verifique se você está gastando demais com serviços de telefonia, tv a cabo, internet ou outros. Tente negociar com as operadoras, pacotes mais baratos ou corte se necessário, nem que seja temporariamente.

– Você já observou que quando o cinto aperta, onde mais afeta é a alimentação. Você não precisa e nem pode parar de se alimentar, mas pode tomar atitudes na hora de comprar alimentos como: dê importância ao que é realmente importante; se você saiu com uma lista de compras, não volte com itens que não estavam nela, porque você já fez uma programação de quanto pode gastar; não compre fiado. É muito ruim dever a mercearia ou padaria próxima a sua casa. Você todos os dias passa em frente. E não adianta ficar desviando o caminho.

– Reduza gastos com automóvel. Use mais o transporte coletivo. Lembre-se! Você está passando por uma situação temporária. O carro é uma segunda família.

– Avalie todas as possíveis reduções de gastos que você poderá fazer. Digo sempre para minha família: “dinheiro ganho não é só o que entra no bolso, mas também aquele que eu evito que saia”.

Você pode está pensando. “Até agora ele só mandou pisar no freio”. É verdade. Mas quando um carro está desgovernado a primeira providência é diminuir a velocidade. Em relação a finanças, reduzir situações de gasto já é uma maneira de sair do vermelho, porém, dependendo do tamanho de suas dívidas, talvez leve muito tempo para que você saia delas.

Então agora vou apresentar soluções para você ganhar mais dinheiro e acelerar a sua recuperação financeira.

Gere uma renda extra para você. Há muitas maneiras de fazer isso.

fazer sites

Aprenda a construir sites e ofereça seus serviços para empresas, associações, igrejas, etc. Monte também sua loja virtual. Você vai precisar de computador, internet e se capacitar fazendo um curso de como construir sites. Clique no banner abaixo para ter mais informações:

Como criar sites facilmente

chinelo havaiana

Chinelo havaiana personalizado

É um dos artesanatos mais lucrativos no momento.

Aprenda como fazer passo a passo.

O link para aprender é esse:

aprenda a fazer chinelo personalizado

esfihas

Venda de Esfihas

Um empreendimento que não requer uma cozinha muito grande, apenas duas mesas, um forno e geladeira, moedor de carne, mix e batedeira. uma pessoa pode fazer 100 esfihas por dia e vender em colégios ou outros estabelecimentos com entrega a domicílio na região.

Aqui está o link: aprenda a fazer esfihas

limpeza

Limpeza em casas e escritórios

O primeiro passo a dar neste negócio é visitar seu cliente e estudar o ambiente. Anote o número de dependências e acerte com ele o dia e horário para limpeza. A próxima etapa é partir para a procura da faxineira. Cheque com cuidado as suas referências e explique para ela exatamente o que o cliente espera do serviço.

revisão de textos
Revisão de textos

Bom conhecimento da língua portuguesa é essencial neste trabalho, pois você vai revisar qualquer tipo de texto. Estudantes, empresas, web sites e até consultórios médicos podem precisar de seu serviços. Muitas pessoas não tem tempo para revisar os seus textos e o trabalho de um revisor neste caso é muito importante. Além disso você pode sofisticar o seu trabalho dando apresentação melhor ao texto, com um tipo de programação visual do trabalho. Faça também revisão de textos em outras línguas, os textos em inglês são os mais solicitados.

 

abelha rainha

 

Para isso leia o artigo “Apicultura. você ama ou odeia

Existem muitas outras formas de se ganhar dinheiro.

Eu tenho 70 dicas de negócios para você montar
e lhe ajudar como renda extra.

Receba GRATUITAMENTE o Ebook “70 Dicas de Negócios

.

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

1 Comment

  1. Adorei o texto. Vou seguir as dicas.
    Muito obrigada.
    Ilcema

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação Financeira
Orçamento financeiro pessoal! Como fazer?
Fechar