Investimento em imóveis! Qual sua opinião?

investimento

 Investimento – Imóveis

Investimento em imóveis? Quem não gostaria de ter sua casa própria, seu aconchego, e melhor ainda, se fosse construída por você, do jeito que você quer. Este é o sonho de muitas pessoas que lutam dia a dia para tentar alcançar esse objetivo. Agora suponhamos que você já tem sua casa própria. Que tal partir para um investimento nesta área? Construir casas ou compra-las com a finalidade de alugar ou vender. Parece algo distante para você? Acredite! Você pode sim. Com disciplina e objetividade, controle financeiro e um pouco de inteligência você estará logo mais no clube dos investidores em imóveis.

Para mim, tudo começou algum tempo atrás quando resolvi construir outra casa em cima da que eu já habitava. Acredito que para quem tem pouco dinheiro para começar a investir em imóveis, esta seja uma boa solução, porque você não precisará comprar um terreno nem gastar com fundações e telhado (madeiramento e telha), visto que tudo isso a casa térrea já possui, lembrando que, para isso, esta casa deverá ter sido construída de forma programada para suportar uma nova construção superior.

Construída e alugada, agora você poderá adquirir outro imóvel financiado e pagar as prestações com o aluguel da “recém casa” que você construiu. Se este imóvel adquirido pelo financiamento for passível de ser alugado, e deverá ser – senão não tem sentido, poderá usar também o aluguel deste para investir em outro imóvel e assim sucessivamente.

Esse foi o caminho que tracei como plano de investimento de imóveis para mim. Hoje possuo um condomínio de casas alugadas e outras em bairros diferentes.

Você deve observar que para isso acontecer, deverá abrir mão da rentabilidade dos aluguéis somente para investir em novos imóveis. Não poderá usar esta renda para uso diário de suas contas pessoais. Isso exige então que sua renda principal venha de outra fonte e deixe a renda de alugueis somente para investimentos em imóveis.

Tem em mente que não será assim para sempre. É apenas uma fase inicial de implantação do seu investimento. Com o término das prestações de financiamentos, o imóveis estarão quitados e aí sim, você terá uma renda vitalícia podendo usufruir da renda de alugueis para suas finanças pessoais. No começo, resista a tentação de gastar o dinheiro. É preferível primeiramente construir um patrimônio, por isso, um fator interessante de se observar é não comprar casas ou terrenos caros na intenção de alugar, pois assim, as parcelas demorariam demais para terminar. Penso que um financiamento para no máximo 10 anos seria o ideal neste plano de investimento.

Não desanime por não estar podendo usufruir da renda de alugueis no período do financiamento. Você deve ter sempre em mente que embora sua receita pessoal mensal não tenha aumentado, mas o seu patrimônio sim, a cada parcela paga do financiamento, e patrimônio significa riqueza, principalmente se tratando de imóveis.

Agora gostaria de explicar porque é bom investir em imóveis.

– Um imóvel é um patrimônio físico. Você pode tocá-lo. O governo não pode mexer e ninguém irá roubá-lo.

– Imóveis tendem a se valorizar com o tempo e alguns deles, dependendo da localização, poderão dobrar de valor e aí você estará ganhando com a valorização patrimonial do imóvel e com os aluguéis por ele gerados. Observe que se torna duas fontes de renda. Incrível não é?

– Se você tiver feito uma boa escolha na hora de investir em um imóvel, não precisará correr atrás de clientes (inquilinos), pois sempre haverá muitas pessoas atrás de alugar uma casa.

– Aluguéis tornam-se uma renda vitalícia e segura, além de você poder usá-los como declaração de renda.

– Quem investe em imóveis tem tempo livre para trabalhar em outras atividades e gerar uma segunda fonte de renda.

– Quem possui imóveis geralmente tem dinheiro no banco e isso aumenta seu poder de negociação com financiamentos e empréstimos.

Investimento em imóveis são excelentes. Você precisa se capacitar para atuar neste ramo. Conhecer a lei do inquilinato, fazer contratos legítimos e se não puder administrar seus imóveis, contrate uma imobiliária. Comece a investir hoje, pois o tempo corre contra você, e quanto antes você investir melhor para uma futura aposentadoria.

Não esqueça de comentar o artigo e maiores detalhes entre em contato comigo.

Marcelo Pessôa

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

13 Comments

  1. Parabéns pelo blog, cheguei aqui por meio do queroficarrico.com
    Então, muita calma viu. Investir em imóveis no Brasil hoje em dia pode render até menos do que a poupança !!! O seu exemplo é diferente porque você começou utilizando imóveis que já tinha e em uma época diferente (alguns anos atrás, antes desse boom de especulação imobiliária). É preciso saber muito bem o que está se fazendo para não cair do cavalo.
    O mercado está supersaturado, com um monte de imóveis sobrando e com preços irreais que, a longo prazo, tendem a queda.
    Na hora de comprar um imóvel, você precisa observar:
    – As tendências de mercado quanto ao preço do imóvel (alta, manutenção ou queda).
    – Os valores extras envolvidos na aquisição, que podem encarecer bastante a compra (documentação, escritura).
    – A facilidade ou dificuldade de liquidez (que atualmente está péssima, há placas de vende-se sobrando por ai e há lançamentos que não conseguem vender nem 30% das propriedades).
    – Considerar o valor máximo que conseguirá cobrar de aluguel (que é baixo se comparado ao valor do imóvel, coisa de no máximo 0,5%).
    – O tempo que o imóvel vai ficar desocupado
    – A depreciação natural do imóvel e a necessidade de reformas.
    – Impostos anuais.
    Enfim, Há uma série de variáveis para calcular e nem todas elas são fáceis de prever. É preciso tomar muito cuidado, porque as vezes pode ser que os ganhos consigam superar a inflação e olhe lá. Nos últimos anos houve um crescimento vertiginoso no mercado de imóveis e hoje estamos no topo, sendo que 50% ou mais dos imóveis estão nas mãos de especuladores. O mercado de imóveis é cíclico e a tendência é de queda. Só recomendo a compra de um imóvel para quem for morar mesmo. Investimento no momento atual, só se for com ampliação do imóvel já existente (seu caso). Caso contrário, fuja.
    Recomendo a leitura: http://www.bolhaimobiliaria.com

    Post a Reply
    • Olá Pablo. Obrigado pelo comentário!

      Concordo plenamente com você quando diz: “Há uma série de variáveis para calcular e nem todas elas são fáceis de prever. É preciso tomar muito cuidado, porque as vezes pode ser que os ganhos consigam superar a inflação”. Acredito que esta análise se enquadre em estatísticas a nível nacional e com certeza também em outros países. Porém também precisamos observar as tendências de crescimento regional se estão propícias a esse tipo de investimento. Por exemplo! Aqui onde moro, Fortaleza -CE, estamos em acelerado crescimento imobiliário. Para se ter uma idéia, semana passada foi lançado um complexo de condomínios residencial e em apenas 48hs todas as unidades disponíveis tinham sido vendidas (obs: só tem o terreno ainda, nenhuma unidade construida, só na planta). Acredito que tudo isso tem haver com investimentos feitos na cidade, aqui no caso, o novo Metrô e milhares de shoppings em construção! Por isso afirmo que existe essa variável de regionalidade. No meu caso, obtenho renda de aluguéis, porém entendo que a mina de ouro deste investimento é a compra e venda dos imóveis, mas ainda não cheguei neste patamar. Emfim, posso lhe afirmar que todas as minhas casas estão alugadas e tenho uma fila de espera de mais de 60 pessoas aguardando alguma desocupar. Concordo com você com a crise! Mas também acho que isto é muito relativo em relação a regionalidade. Forte abraço, e continue visitando o blog!

      Post a Reply
  2. MUUUIIITTTOOOO LEEEGALL!!!

    Adorei o site… estão de parabéns. Encontrei esse site no google estava procurando saber se estou no caminho certo investindo em imóveis… estou precisando de ajuda, para resolver problemas com meus imóveis e o meu esposo.
    Estou casada a seis anos, e eu e meu esposo ha cinco anos resolvemos iniciar nosso patrimonio com imóveis. A primeira casa construimos com a renda dele e a minha, a segunda e a terceira financiamos, há um ano atrás. Agora ele quer um automóvel, e eu discordo da idéia pois ainda estamos pagando financiamento eu estou desempregada a um mes. Ele não quer financiar um carro quer trocar um carro semi novo na casa que na minha opinião é a mais valiosa, melhor situada na cidade e de maior lucratividade. Não sei o que fazer, já argumentei de todas as maneiras pra ele que não é um bom negócio para as nossa situação financeira e que ele vai acarbar num minuto com o que nos estamos lutando juntos. Já pedi paciência, já argumentei que daqui alguns anos ele poderá comprar até um carro zero, mas não adiantou ainda… ele insiste… ele só ainda não fez negócio porque os imóveis são no meu nome. O que mais posso argumentar pra ele desistir da idéia?

    Porr Favoorrr SOCORRROOO….

    KKKKK KKKKK

    Post a Reply
    • Olá Luciana,

      Achei fantástico seu comentário e chega a ser cômico, mas minha amiga, em briga de marido e mulher não se mete a colher!

      Considero um automóvel um item importantíssimo na família principalmente se há crianças em casa, porém em matéria de investimento todo mundo sabe que é o pior possível, pois há o risco de acidente, desvalorização, manutenção e altas taxas de juros com financiamento.

      Vocês trabalham e ganham para terem esse tipo de conforto. Penso apenas que devem discutir o assunto de forma racional colocando de lado o sentimento e a vontade própria.

      A decisão é de vocês!

      Obrigado pela sua visita no meu site e pelo seu comentário.

      Post a Reply
    • Olá luciana,

      Sugiro a voce que faça um estudo, coloque no papel toda as despesas que o carro vai dar pra seu marido. Coloque no papel. a desvalorização do carro em cinco anos, o quanto ele vai pagar de IPVA, SEGURO,MANUTENÇÃO e outros. e do outro lado coloque o quanto a casa vai valorizar e render de aluguel.

      Sugiro que faça um consórcio, e pague com o aluguel da casas que seria vendida.

      Vou te dar um exemplo meu.

      Hoje tenho 6 casas, me rende (R$ 3.600,00) o aluguel delas faz parte do meu sutento. Agora faço casas e vendo. Vendi 2 casas recentemente. Agora vou fazer um loja e 4 kitentes em cima. Calculo que devo ganhar de aluguel mais uns R$ 2.000,00 de aluguel com isso. e a outra parte do dinheiro, ja comprei um terreno que dá pra fazer mais 2 casas pra venda. Fora os terrenos que ja possuia. Sempre que vendo uma casa. A primeira coisa que faço é comprar logo um terreno pra repor. Nem por isso tenho carro novo. Possuo um vectra 98 completo, que me leva pra todos os lugares que quero ir. Mostre isso a ele.

      Outra sugestão se me permetir é que se caso venha vender a casa. primeiro compre o terreno. e depois o carro. pois assim voces constoem novamente outra casa.

      Não faça casa grande. Procure fazer lojas.

      abraço

      Junior

      Post a Reply
      • Junior,

        Acho ótimo quando alguém faz um comentário em meu site de forma inteligente, explicativo e testemunhal.

        Penso perfeitamente igual a você e até lhe afirmo que também faço o mesmo que você. Sou construtor e invisto constantemente em terrenos. Atualmente tenho focalizado um pouco mais em terrenos próximos as praias aqui do Ceará, visto que o mercado está muito aquecido e promissor.

        É isso ai meu amigo. Deixa só eu concluir seu comentário apenas colocando a cereja no bolo, dizendo o seguinte: Você quer comprar ou trocar de carro? Faça isso com o rendimento (lucros) dos seus investimento, mas jamais mexa na sua base financeira.

        Forte abraço amigo e obrigado pela sua visita e comentário!

        Post a Reply
  3. Olá, tenho um terreno bastante grande e gostaria de investir em imóveis mas todos que estão ao meu redor diz que isso não é uma boa idéia gostaria de saber se corro o risco de não dar certo, e perder tudo ?

    Post a Reply
    • Olha Francielle,

      Em matéria de investimento em imóveis tudo é muito relativo.

      Depende muito da localização, da demanda, projetos de construção, se você tem disponibilidade para um investimento com retorno a longo prazo, enfim, recomendo sempre que procure um bom corretor de confiança e faça uma boa análise do desenvolvimento do progresso na localidade em que se pretende investir.

      O que é certo é que investimento em imóveis sempre tende a se valorizar e se tornar um patrimônio para o futuro.
      Particularmente, gosto muito de investir em imóveis, mas essa decisão fica a critério de cada um.

      Obrigado pela sua visita e seu comentário!

      Post a Reply
  4. ótimo esse seu espaço aqui amigo. minha historia tambem é a mesma sua. a 16 anos atras, em 1996 comprei um barracao de 2 comodos, por 2 mil reais, pois iria me casar. passados tres anos em 1999 consegui juntar 12 mil reais e comprei uma outra casa melhor e bem maior, nesta outra casa tinha area que dava pra construir, ai vendi o barraco que tinha comprado anterior por 3 mil reais, juntei mais um pouco e fiz mais 2 alugueis… com o dinheiro desses 2 fiz mais 2, com o dinheiro dos 4 comprei uma kitinete e aluguei tb e com o dinheiro dos 5 agora em 2012 comprei um super lote em uma regiao de vasto crescimento e valorizaçao no valor de 160 mil reais. com este dinheiro na mao pude pechinchar, pois o lote está avaliado em 250 mil na minha regiao, fora que o antigo proprietário gastou mais 60 mil numa fundaçao que ele fez no lote para uma construçao de 3 andares muito bem feita e com engenheiro e planta. só na parte terrea será uma loja de 220 metros quadrados e em cima vou fazer a minha nova moradia de 4 quartos e no terceiro vou fazer 2 moradias de 2 quartos para minhas 2 filhas que tenho… resumindo tenho 5 alugueis, vou dividir a casa que moro atualmente em 2 alugueis, poi é bem grande, ai fico com 7, vou fazer esta loja que tambem devo alugar, pois nao quero mexer com comercio, ja tem um moço aqui que quer me alugar esta loja por 5 mil reais mes, e com fe em deus vou ter uns 8.500 reais mensais, com um patrimonio que fica numa media de 1 milhao e meio… deixando claro que nao tirei quase nada do meu trabalho, quase tudo foi rendas de aluguel e valorizaçao dos imoveis… deiixo um conselho aqui… nao desista pelo primeiro obstaculo que vier, muitos vem ao seu encontro fazendo vc desistir… solução::: desvie de todos e lembre sempre que vc é capaz…este foi a parte do meu progresso… e outra, como minhas filhas não vão pegar no pesado estou investindo nelas tb srrs uma vai ser arquiteta e a outra uma engenheira se deus quiser… assim diminui nos meus gastos para as proximas construçoes… adoro sites que fala de progresso como este, pois assim vc se comunica com pessoas que tem fé que vai vencer na vida. um abarção a todos e ao meu amigo marcelo pela sua trilha de vencedor, parabens!!!

    Post a Reply
  5. OLA AMIGO!!
    MORO EM RIO GRANDE RS E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS SUAS SE PODER
    A CIDADE TEM 266 MIL PESSOAS
    TEM MUITAS EMPRESAS DO POLO NAVAL, POIS TEM UM PORTO QUE FABRICAMOS PLATAFORMAS PARA O PRÉ SAL
    POIS BEM, FUI VENDEDOR A UNS 7 ANOS E QUERIA MONTAR ALGUM NEGOCIO COM ESSE APRENDIZADO QUE TIVE, SE PODERES MANDAR ALGUMAS IDEIAS LE AGRADEÇO

    Post a Reply
  6. Eu tive a idéia de criar um site que mostra o tempo em que os imóveis ficam desocupados nas imobiliárias. Pensei que isso ajudaria as pessoas a usar este argumento na negociação de aluguel/compra de imóveis.

    Post a Reply
  7. Olá possuo um terreno com 10×30 em búzios cidade praiana aqui no rio de Janeiro, estou com uma dúvida se construo uma casa para uso próprio ou faço umas 6 casas pequenas para alugar 3 embaixo e 3 em cima com uma área comum para todos, o que acha? Me ajuda ai por favor

    Post a Reply
  8. Até que fim encontrei “nadadores reais” na minha praia! devo felicitar-vos pelo vosso espirito empreendedor
    e pelos vossos feitos! eu sou iniciante na ramo e gostaria de receber mais subsídios (dicas) vossos.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Investimentos Diversos
Investir! Qual a importância desta decisão?
Fechar