Ativos ou Passivos? Em qual deles devo investir?

ativos ou passivos

Ativos ou Passivos?

Os pobres e classe média são ansiosos para comprar itens supérfluos que drenam o dinheiro; os ricos são ansiosos para investir em itens que geram mais receita. Os ricos entendem que se você não investir o seu dinheiro antes das taxas para comprar mais investimentos, o governo irá tirar o dinheiro de você. Esses investimentos, por sua vez, geram mais fluxo de caixa.” Robert Kiyosaki

 

Aprenda a diferença entre ativos e passivos

Se você deseja ser um investidor de sucesso compre ativos que se converterão em mais ativos ao longo do tempo.

O QUE SÃO ATIVOS?

Ativo é o total de bens de uma empresa ou pessoa. A riqueza de uma pessoa é medida pelo total de ativos que ela possui. Dinheiro também pode ser descrito como um ativo. Os ativos são classificados em duas principais categorias: reais e financeiros. A diferença entre as duas é o que pode ser tocado fisicamente.

Ativos Reais, também conhecidos como ativos palpáveis, podem ser divididos em três grupos:

Patrimônio, bens

• Commodities, como ouro e prata, etc e

• Colecionáveis, como obras de arte, selos, moedas, etc.

Os ativos reais normalmente mostram melhor avaliação quando a inflação está alta.

Ativos Financeiros, algumas vezes referidos como impalpáveis, são separados em três áreas:

• Ações,

• Títulos (títulos da dívida pública ou particulares, fundos, etc) e

• Dinheiro.

 

O QUE SÃO PASSIVOS?

Passivos são todas as obrigações e dívidas de uma empresa ou pessoa. Isto envolve todas as despesas que você tem com aluguel, vestimentas, diversão, impostos, transporte, empréstimos, etc. Para que você tenha um patrimônio sempre crescente, você precisa distinguir os ativos (tudo o que põe dinheiro no seu bolso) dos passivos (tudo o que tira dinheiro do seu bolso). Compre mais ativos que obrigações. Procure pagar seus passivos com a renda dos seus ativos. Se você não fizer isso as suas obrigações irão sempre aumentar.

Antes de você aprender a investir, faz-se necessário que você tenha total entendimento e controle de suas finanças. Para isso você precisa educar seu bolso e desenvolver sua inteligência financeira.

A maioria das pessoas tem dificuldades financeiras porque não conhece a diferença entre um ativo e um passivo. As pessoas ricas adquirem ativos. Os pobres e a classe média adquirem obrigações pensando que são ativos. A principal causa da dificuldade financeira está simplesmente no desconhecimento da diferença entre um ativo e um passivo.

O que falta em nossa educação não é saber como ganhar dinheiro, mas como gastá-lo – o que fazer com ele depois de tê-lo ganho. O que você faz com o dinheiro depois que o ganhou? Como evita que as pessoas lhe tirem o dinheiro? Quanto tempo você o conserva? E o quanto esse dinheiro trabalha para você?

Uma pessoa pode ser muito instruída, bem-sucedida profissionalmente e ser analfabeta do ponto de vista financeiro. Essas pessoas muitas vezes trabalham mais do que seria necessário porque aprenderam a trabalhar arduamente, mas não como fazer o dinheiro trabalhar para elas.

O dinheiro é apenas uma ideia. Se você quer mais dinheiro, mude simplesmente sua forma de pensar. Toda pessoa que se destacou financeiramente começou com uma ideia pequena e a transformou em algo grande. O mesmo ocorre com o investimento. São necessários apenas alguns reais para começar e crescer até atingir algo grande.

Fontes: Livro Pai rico, pai pobre  –  Guia do Investidor

Como-importar-da-china

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

11 Comments

  1. Parabéns Marcelo pelo artigo.

    Eu defendo a ideia que educação financeira deveria ser incluida na grade curricular nas escola, pois os alunos não são preparados para ter uma boa educação financeira.

    Um abraço, sucesso.

    Post a Reply
    • Obrigado Wagner,

      Também acredito nisso. Passamos a vida inteira estudando para poder ganhar dinheiro e depois não sabemos como administrá-lo!

      Sucesso para você também

      Post a Reply
  2. a friend recommended your website and i’m glad he did because it is very informative and entertaining.

    Post a Reply
    • Alexia Thanks for your comment, keep visiting the site and make your subscription to receive my tips, freebies and free upgrades.

      Post a Reply
  3. Muito bons seus artigos, encontrei seu site pesquisando sobre apicultura e vejo o quanto valiosa são essas informações!

    Post a Reply
    • Obrigado César,

      Continue visitando o site. Seu comentário é de grande importância para os leitores. E sobre apicultura, sou um apaixonado por abelhas.

      Post a Reply
  4. Gostei bastante do seu artigo muito bem explicado.
    Tem uma frase que ouvir uma vez de um amigo que trabalha com contabilidade ele fala que pras pessoas não quebrarem financeiramente ” Elas tem que investir mais no que precisam e não o que elas desejam ” essa frase você achar que define um pouco esse assunto.

    Post a Reply
    • Isso mesmo Fernando,

      E esta é a grande dificuldade! Investir no que se precisa e não somente no que se deseja é realmente uma questão de educação financeira e um grande desafio.

      Parabéns pelo comentário!

      Post a Reply
  5. Marcelo, Investir em LTN Z é um bom negócios??

    Grato

    Post a Reply
  6. valeu aprendi muito com isso

    Post a Reply
  7. achei muito instigante!!! faz pensar adiante… a médio prazo.Bem simples e fácil de entender , obrigado.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação Financeira
Não deixe seu dinheiro escapar
Fechar