Criar metas, alcançar objetivos

foto fazer metas objetivo Criar metas, alcançar objetivos

Criar metas, alcançar objetivos!

Por onde começar?

Traçando metas ou criando objetivos?

Na verdade, em primeiro plano, vamos buscar compreender a diferença básica entre 

criar metas e alcançar objetivos.

Não pretendo neste artigo abranger toda a complexidade do tema, mas trata-lo de forma simples, onde poderemos compartilhar ideias e situações.

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Crie a seguinte cena em sua mente. Um exímio arqueiro observa o alvo a uma distancia de 25 metros. Ele pega o arco em sua mão, estica a corda, direciona a flecha e acerta o centro do alvo. Nesta cena poderíamos definir o alvo como sendo o “objetivo” do arqueiro e a “meta” o caminho traçado pela flecha para se chegar até o alvo. Quantas metas foram necessárias aqui para se alcançar o objetivo? No momento em que o arqueiro definiu seu objetivo, inúmeras possibilidades contribuíram para que ele acertasse o alvo. O vento no momento da situação, o peso e o tipo de flecha utilizada, a força empreendida no arco na hora do tiro, a distancia entre ele e o alvo, sua postura corporal para executar o lançamento, em fim, ele acertou o alvo porque soube em seu treinamento avaliar todas as variáveis para alcançar o objetivo e se preparou para superar todas elas.

Então por exemplo. Quando resolvi ganhar dinheiro através da internet, precisei elaborar algumas metas para se chegar a este objetivo, como criar um site na internet, escrever artigos que falem sobre negócios, fazer contatos com clientes, capacitar-me intelectualmente na área de marketing digital, entre tantas outras metas. Você entendeu? Diferentes metas poderão nos levar a um único objetivo. Explicado isso, agora vamos definir algumas variáveis para se considerar quando criamos metas:

1 – Seja específico em relação ao seu objetivo. Seu objetivo deve ser muito bem definido. Não adianta dizer “quero comprar uma casa”. Defina que tipo de casa. Quantos quartos, se ela tem garagem, o que mais lhe interessa dentro e fora dela, sua localização, o preço que você está disposto a pagar. Quanto mais definido estiver seu objetivo, mais direcionado estará seu caminho.

2 – Uma meta tem que ser alcançável, possível e viável. Para se comprar a casa, um pressuposto seria, por exemplo, o preço. Até quanto você pode pagar? Não adianta procurar casas com valor acima da sua meta pré-estabelecida, pois isso se torna inviável e certamente frustrará o alcance do seu objetivo.

3 – Metas devem ser importantes e desafiadoras. É preciso ousadia e coragem para se alcançar o objetivo. Muitos não alcançam objetivos na vida simplesmente por não terem coragem de arriscar. O aprendizado e as conquistas se fazem com erros e acertos. Por isso, abrace o desafio e corra atrás dos seus objetivos. Lembre-se: “O bom não é bom onde o ótimo é esperado” – Tom Coelho.

4 – Trace um plano de ação. Sua capacidade de estabelecer metas e traçar planos para sua realização é a “aptidão básica” para o sucesso. O objetivo do planejamento é permitir que você alcance seu objetivo principal mais rápido e com menos obstáculos. Por isso faça um projeto multidirecionado com etapas bem definidas — começo, meio e fim —, prazos e sub prazos bem estabelecidos. Para cada objetivo um plano de metas bem elaboradas. Sobre como fazer um planejamento de metas eu falo em outro artigo aqui no blog.

5 – Vença os obstáculos naturais que as metas vão lhe apresentar. Quantas vezes você acha que as pessoas desistem de trilhar suas metas e alcançar seus objetivos?  A média não chega a uma única vez. A maioria desiste antes mesmo de fazer a primeira tentativa. E o motivo pelo qual desistem são todos os obstáculos, dificuldades e problemas que logo aparecem quando elas decidem fazer algo que nunca fizeram antes. O fato é que as pessoas de sucesso fracassam com muito mais frequência do que as outras. As pessoas de sucesso experimentam mais coisas, caem, se recompõem e tentam de novo — muitas e muitas vezes — até finalmente vencerem. As que não alcançam o sucesso experimentam algumas poucas coisas, quando experimentam, e rapidamente desistem para retornar ao que estavam fazendo antes. Tome a decisão de nunca desistir. Persiga ferozmente suas metas. Passe sua vida em revista e identifique as ocasiões em que sua decisão de persistir foi à chave para o sucesso. Lembre-se dessas experiências sempre que enfrentar qualquer tipo de dificuldade ou de desânimo. Pense sempre em termos daquilo que é capaz de fazer agora para resolver seus problemas ou alcançar suas metas, e comece imediatamente! Nunca desista.

6 – Reveja diariamente suas metas. Observe se você não está esquecendo algum detalhe pelo caminho. Analise o que está fora de ordem e de prazo. Você poderá estar colocando coisas menos importantes no lugar de outras com maior necessidade. Refaça seu planejamento de metas se for necessário para que você conclua uma determinada meta e se aproxime do seu objetivo.

7 – Por fim, o item mais negligenciado de todos. O tempo. Muitas vezes elaboramos um bom plano de metas e seguimos a risca todos os detalhes acima apresentados, mas esquecemos de definir um horizonte de tempo para nossas metas. Cada uma delas deve ser executada dentro de um determinado prazo para que o objetivo seja alcançado. Temos a mania de adiar compromissos esquecendo de realizar dentro do tempo certo o que é necessário para que cada meta se concretize.

saúde escada metas1 150x150 Criar metas, alcançar objetivosPense agora comigo. Se você precisa chegar ao primeiro andar de um prédio e só tem uma escada para subir o que você faz? Lógico que vai subir degrau por degrau até chegar ao objetivo. Agora se no decorrer da subida alguns desses degraus fossem retirados, você chegaria lá? Talvez sim, talvez não! Mas se chegar será com muitas dificuldades. Assim acontece quando negligenciamos as metas que compõem a escada de um objetivo. Cada uma delas é importante para que, no compasso certo, subamos rumo ao sucesso.

Mantenha o seu foco, acredite e você conseguirá. Lute e enfrente tudo o que for preciso para que suas metas se realizem. Respire fundo e entenda: “a persistência é a marca do sucesso pois ele chega sempre um passo além do fracasso”. Você já é um vitorioso(a).

Marcelo Pessôa

 Não esqueça de deixar seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós!

Author: Marcelo Pessôa

Empreendedor, empresário e investidor atuante no mercado imobiliário. Escritor do Ebook "Como Montar sua Fábrica de Chinelos". Webmarketer, desenvolve a criação de sites e lojas virtuais, entre eles, destaca o "ideiasfinanceiras.com". Uma frase: "Meu negócio é fazer negócios" - Marcelo Pessôa

Share This Post On

4 Comments

  1. Olá,

    Arrisco a dizer que quando não temos metas a cumprir, estamos rumando sem norte, ou seja, por mais que trabalhemos, nunca chegaremos a lugar algum.

    achei muito bacana o artigo. Parabéns!

    Post a Reply
    • Obrigado Bruno,

      Concordo com você. A principal razão das pessoas não atingirem seus objetivos é a falta de um planejamento de metas e principalmente perseverança.

      Post a Reply
  2. Ola,

    Muito obrigado por ser tao sincero quando escreve chega a passar para o leitor aqui do outro lado.
    Sou uma pessoa que tenho uma dificuldade enorme de tracar metas e objetivos, nao consigo enxergar com clareza o que realmente quero, faco oque nao gosto apenas pelo dinheiro.
    Eu e o meu marido moramos em Londres e os dois trabalham em restaurantes puramente para pagar as contas nao por amor. Hoje com 35 anos estou me cobrando mais do que nunca em relacao a objetivos e metas, sei que sou criativa em algo e tambem uma excelente lider, mais estou pedindo a Deus que fique claro o que realmente eu quero fazer e a partir dai tracar metas e arriscar e vencer,nao tenho medo de viver a vida, mais nao quero passar por esse planeta sem deixar a minha marca de sucesso.
    Obrigado Marcelo

    Post a Reply
    • Olá Kelly,

      Só o fato de haver em você um despertar para construir em sua vida algo concreto, que deixe sua marca, já é o primeiro passo para alcançar o sucesso.
      Educar-se financeiramente, aprender a planejar, criar metas e objetivos, tudo isso se aprende, até mesmo com simples cursos nesta área, agora ter coragem para enfrentar as adversidades, se lançar no escuro em busca de algo melhor, isso são poucos os que realmente estão dispostos a buscar.

      Acredite no seu potencial. Olhe para si e encontre suas aptidões naturais. Vá em busca daquilo que poderá te satisfazer como profissional, mas também como pessoa. E jamais deixe que outros digam que você não é capaz. Você é capaz!

      Lhe desejo todo o sucesso e espero que muito em breve encontre sua satisfação.

      Obrigado pela sua visita e comentário!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge